sábado, 25 de setembro de 2010

Hostilio Gambarra final

Especial - Padre Aristides e Hostílio Gambarra (3) Imprimir E-mail
30 de janeiro de 2010
Por ser tema de interpretações inesgotáveis, a "Chacina de Piancó" está sempre apresentando novos ângulos de análise, para historiadores e até leigos 


Com esta terceira página sobre as relações políticas e de amizade entre o padre Aristides Ferreira da Cruz e o distribuidor em Juízo Hostílio Túlio Cavalanti Gambarra, também degolado na Chacina de Piancó, damos por encerrado (pelo menos enquanto não surgirem informações supervenientes) o trabalho de apresentar novos dados ao leitor.
Não poderíamos, no entanto, deixar de apresentar, aqui, algumas fotos relevantes, ligadas ao episódio do sangrento choque entre a Coluna Prestes e os defensores da Vila de Piancó, em 9 de fevereiro de 1926.
Algumas dessas ilustrações foram extraídas da edição de 23 de abril de 1955 da revista O Cruzeiro, graças a um exemplar cuidadosamente guardado pelo jornalista Napoleão Ângelo, editor de Opinião do jornal A União e neto de Hostílio Gambarra. Se não dispomos de nenhuma foto (nem uma mesmo!) do próprio Hostílio é porque todos os seus bens foram queimados por inimigos políticos logo depois da retirada da Coluna Prestes — da mesma forma que ocorreu com a residência do padre Aristides. Esta se viu igualmente incendiada logo depois de os seus pertencesterem alimentado grande e raivosa fogueira na rua. Outras destas fotos pertencem ao domínio público ou integram coleções particulares de descendentes das vítimas.
Há dois erros principais em "análises" de certos autores que pretendem enfocar a chamada Tragédia de Piancó. Um: desconhecerem a História e a realidade local, inclusive em suas peculiariedes políticas do mometo. Outro erro é o de se tomar, de antemão, posicionamento ideológico (pró ou contra a Coluna Prestes, pró ou contra o padre Aristides). Isto não existe no verdadeira espírito da Ciência Histórica. Há que apresentar os fatos, documentadamente, com eles se deram.
Evandro da Nóbrega
ESCRITOR, JORNALISTA, EDITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário