segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RESPOSTA DE JONAS SOBRE A MERCENÁRIA CUBANA

Caro Professor Luiz Renato.
Recebo paciente e passivamente seus textos, já há um bom tempo. Dificilmente consigo ler algum. Falta tempo e às vezes "saco" mesmo, sendo sincero. Como certamente pode não ter "saco" para lêem minhas longas e certamente chatas e cansativas crônias.

Mas esse sobre a mercenária cubana que está no Brasil, não posso me furtar a comentar.

Conheço Cuba. Por dentro, pois já estive lá 7 vezes. Numa delas, andando por cada uma das provincias, frequentando e dormindo em residências de cubanos e conversando longamente com jovens, adultos e idosos. Governistas e oposicionistas. E conheço Cuba, por fora, daqui, pelos meios de comunicação privados, que não cessam de dar informações e notícias inverídicas e enviesadas sobre o processo revolucionário cubano.

Não finjo imparcialidade, como manda a hipocrisia reinante, quando o assunto é Cuba. Defendo Cuba mesmo e seu processo revolucionário. Defendo Cuba por considerar uma das coisas mais digna e bela que a humanidade produziu. Mas isso é minha ética e minha visão política do mundo. Sei respeitar outras posições.

Gostaria de tecer alguns comentários a respeito do seu texto.

1. Infelizmente, ao contrário do que diz Thomaz Friedmam, o mundo está longe de ser plano. Nunca vivemos num mundo tão desigual e vertical, sobretudo, quando se diz respeito as informações. São menos de 20 agências internacionais de comunicação que dirigem, comamndam e definem a informação de massa como querem. A Internet ainda não é realidade para cerca de 85% da população mundial, e o pior, os sítios de informações independentes, com capacidade de autonomia frente às grandes corporações de comunicação, dominada pelas grandes corporações econômicas, não atingem, ainda, 5% do total de ususários dessa Rede. Então é falsa essa premissa de informações horizontais. Quiçá caminhamos a passo de tartaruga para esse mundo horizontal.

 
2. Tanto é falsa que um intelectual de sua magnitude, merecedor de todo nossso respeito, reproduz em seu texto, uma série de informações falsas ou distorcidas, geradas, a partir da máquina de produzir inverdades, controlada por esses meios de comunicação e pelas corporações transnacionais que mandam no mundo de hoje.


3. Cuba não sofre Embargo Econômico. Cuba sofre um BLOQUEIO ECONÔMICO, por parte dos Estados Unidos. Criminoso, cruel e desumano como a maioria das ações daquela nação. O Bloqueio dos EUA a Cuba, professor, já foi condenado 23 vezes. Em todas as instancias internacionais, inclusive ou sobretudo, na ONU, mas como quem manda é o dinheiro, nunca obedeceu-se as decisões da ONU ou de outras instâncias internacionais, e ele, os EUA só recrudesceram o bloqueio ao longo do tempo. Inclusive sob Obama. Essa é uma distorção importante professor. Cuba não recebe de órgão, ou empresa ou qualquer instituição uma peça de reposição ou máquina que tenha um produto fabricado nos EUA. Por exemplo, se uma máquina feita integralmente no Brasil, contiver uma peça de uma empresa dos EUA essa máquina não pode chegar a Cuba. Essa empresa (Brasileira) está proibida, pela Lei Toricelli (Estadunidense) de vender a máquina a Cuba. E passivel de tomar multa dos tribunais estadunidenses. Sabia disso! É duro não! Falam em Cuba se isolar do mundo, mas vejam que esforço fazem para isolá-la.... Nenhum navio ou avião de carga que aportar ou pousar em Cuba pode aportar ou pousar nos EUA, pelas leis Helmurt e Burt. Essas duas medidas do governo imperial dos Estados Unidos, que tem tanto defensores no Brasil, excluem Cuba de mais de 85% do comércio que passa pelo Atlântico. Embargo Comercial professor isso é discurso de mercenário. Isso é o que a Rússia tem feito com a carne suína brasileira. É algo passivo de ajustes, temporário e com alguma justificativa. Quando se fala Embargo contra Cuba é uma forma de embelezar, dourar a pílula, de um crime bárbaro contra uma nação e um povo. Mas como você reconhece, Cuba tem um dos melhores sistema de educação e saúde do mundo. Sabe por que professor? Porque o povo cubano elege, vota e participa de um governo que é pautada em outra ética. Uma ética que não se rege pelo dinheiro, mas sim, pela solidariedade, humanismo, repeito ao próximo. Dificil conceber isso nesse mundinho nosso, tão apegado a dinheiro e vaidades, não? Mas não é só saúde e educação que os cubanos têm não professor. Eles têm dignidade e altivez. Um cubano não se curva aos poderosos nem puxa saco de vagabundos e malandros que saqueiam o trabalho alheio. O Brasil tá cheio desses.

 
4. É MENTIRA que em Cuba não se pode divergir do Governo e criticá-lo. Aliás, a Santa Ignorância de nossas populações a respeito de Cuba, só se explica por essa avalanche de desinformação e de deturpação do que lá ocorre. O POVO MAIS CRÍTICO DO MUNDO É O CUBANO. Criticam tudo e todos, o tempo todo. Aliás, essa é uma premissa da Revolução. A crítica. Assistam aos filmes de Thomás Gutierre Alea. Todos são críticos de algum aspecto da vida e da Revolução Cubana e todos foram bancados pelo Governo. Essa é a essencia da Revolução. Um processo permanente de crítica e de revisão de atitudes. O pensmaneto crítico é um princípio. No caso deles, sempre contundente e construtiva. O que nenhum cubano, assim como nenhum cidadão de qualquer país pode fazer, pois é considerado crime (em Cuba, no Brasil e em qualquer parte do mundo), é receber "DOAÇÕES" financeiras para se organizar e realizar atos de sabotagem contra a nação e seu povo. De fato é isso que ocorre diariamente naquele país. Um bando de mercenários que recebem recursos dos contra de Miame e dos governos anticubano dos EUA e de outros governos. Esses mercenários pousam de dissidentes. Leiam o livro "Dissidentes ou Mercenários? Objetivo: liquidar a revolução cubana" (Hernando Calvo Ospina e Katlijn Declero, Expressão Popular, 2001), para se informarem minimamente sobre a questão. Assim como em Cuba, nos EUA a legislação em vigor proíbe que um cidadão receba dinheiro INTERNACIONAL para organizar atividades políticas contra a Revolução ou sabotarem serviços, como atendimento à saúde, educação, turismo e todas as atividades econômicas e sociais do país.


Se o professor Luiz Renato ou alguém que ler esse texto não souber é importante dizer: Os Estados Unidos intervieram militarmente, diretamente, só depois da segunda guerra mundial finda, em 29 nações e patrocinou Golpe de Estado e derrubada de governos em mais 36. Inclusive no nosso. Só pra lembrar. Ninguém é ingenuo. Há algo mais repugnante do que isso? Há violência antidemocrática maior que essa? Pois é, aos ingênuos cabe avisar que foram mais de 600 tentativas de derrubada do Governo Revolucionário de Cuba. MAIS DE 600. Certamente a suposta horizontalidade de informações não permite que muitos tenham essas informações. Se quiserem faço uma lista completa de uma bibliografia menos dominada que pode abrir as mentes de alguns.

 
5. Fidel Castro e Raul Castro foram e são dirigentes eleitos e apoiados pelo povo cubano. Num processo eleitoral organizado, discutido e votado pelos cubanos. É o seu sistema eleitoral e político. Próprio. Não copiado de ninguém. Aliás eles são pródigos nisso. De serem independentes. De fazerem o que consideram o melhor, sem prestar contas a ninguém. Enquanto isso nossa democracia "peleia" para transparecer "democrática". O sistema eleitoral deles tem falhas, certamente. Quem não tem? Com falhas, certamente. Mas certamente também, muito mais democrático e representativo do que nossas eleições, compradas por vultuosas somas de dinheiro. Em Cuba ninguém é candidato de si. O povo organizado e consciente (Cuba não tem analfabeto desde 1963), Nós temos 19% da população ainda sem condições de ler.... O povo cubano (não é qualquer um) organizado em assembleia, por circunscrição, indica seus candidatos, independente de partido político, religião, raça, opção sexual, etc., etc.. O povo indica os candidatos. Os candidatos, quando aceitam a tarefa (Sim, importante lembrar que em Cuba ter cargo político/administrativo significa cumprir uma tarefa, SEM SALÁRIO POR ISSO), tem seus curriculos divulgados pelo comitê eleitoral. No mínimo de dois e máximo de oito candidatos por circunscrição. Os delegados eleitos passam então a constar numa lista nacional, provincial ou municipal, dependendo da Eleição e ao final, se escolhe a lista de deputados (nacionais ou provinciais e os vereadores. Estes elegem o executivo). Para os "contra" ficarem com raivinha, ontem, Raul Castro foi mais uma vez eleito pela Assembleia Nacional do Poder Popular. Continuará sendo Primeiro Ministro e Chefe de Estado. Ao contrário do que a mídia privada e mal intencionada publica, o Partido Comunista não tem prerrogativa de indicar candidatos. O PC procura qualificar quadros, do ponto de vista teórico e ético para se posicionarem e liderarem a sociedade. E ainda bem que tem o PC pra isso, pois tá cheio de igrejas católicas, protestantes e essas porcarias que reinam por aqui, tentando fazer a cabeça da população. A luta ideológica é diária, pois além disso ainda tem 75 rádios em Miame transmitindo em Frequencia Modulada para a Ilha, 24 horas por dia, massificando as "benesses" e "maravilhas" do capitalismo. Mas não é desse capitalismo brasileiro, lascado não. É o dos EUA, o "maior" e "melhor" capitalismo do mundo. Direto, nas rádios e em uma TV. Buzinando as cabeças dos cubanos. Mesmo assim o povo resiste.


Tem muitos deputados, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que não são do Partido Comunista. Aliás, hoje, mais de 30% do Congresso Nacional são deputados que não são do Partido Comunista. Mas tem demonstrado compromissos com a Revolução. Ainda bem. Nem só de comunista vive o socialismo. Cuba tem aprendido isso....


6. A blogueira Yoani Sanchez é uma mercenária convicta e confessa. Vive em Cuba recebendo benesses (dinheiro - isso é de conhecimento público) de grandes empresas e corporações de comunicação ou de instituições financeiras de negócios inconfessáveis. Nunca teve seu "Blog" posto fora do ar por suas posições, embora internet em Cuba seja caríssima, pois Cuba não pode utilizar a cabeação de fibra ótica que permite internet rápida e barata, pois esse meio é controlado pelos Estados Unidos. Tem uns desavisados que não sabem disso. É bom informar. Para se comunicar com o mundo e permitir o mínimo de acesso a Internet, Cuba paga, e caro, muito caro, aluguel de um Satélite Brasileiro e faz sua comunicação interrede, via satélite. O Monopólio dos cabos de fibra ótica pelos EUA não permitem um acesso rápido e barato de comunicação aos cubanos. Mas a Yoani Sanchez se aproveita do acesso, pago caro pelo governo cubano e, de sua linda casinha em Havana fica a vontade para criticá-lo, e mesmo assim, não sofre nenhuma punição. Diferente, por exemplo, de Assange, aquele do "Weleaks" (sic) que postou informações sigilosas de crimes cometidos ou a serem cometidos pelo Governo dos EUA e Grã-Bretanha e está exilado na Embaixada Equatoriana, ameaçado de prisão no Reino Unido e nos EUA. Realmente liberdade de expressão, em certos casos é dificil.... No caso de se posicionarem ou denunciarem as barbaridades dos governos mandantes ...


7. Reproduzir a frase de Yoani Sanchez sobre liberdade de expressão no Brasil ou é pura provocação a grandes jornalistas como Vladimir Herzog, ou a grandes brasileiros como Boal, Freire, Brant, etc., ou é apenas a expressão do nosso tempo. Tempo de ignorâncias e subalternidades aos grandes.


Como diria um amigo meu. Por favor minha inclua fora dessa.

Para não findar sem uma boa resposta a essa chafurdaria com a mercenária, digo.

Viva Cuba Livre.

Viva Venezuela Revolucionária.

Viva Bolívia indigenista, livre, construindo seu caminho.

Viva a Revolução Cidadã do Equador.

Viva o Governo Sandinista firme da Nicarágua.

Saudemos a ALBA, a CELAC e todas as iniciativas em direção de nossa liberdade.

Viva a Integração Latino-Americana

Viva Fidel, Chávez, Che, Sandino, Bolívar, Simóm Rodrigues, Francisco Miranda, José Martí e todos aqueles que lutaram e lutam por uma América Latina livre, soberana e socialista.


Lacaios do capital e da morte... fora.

Jonas Duarte.

7 comentários:

  1. “Vale más la vida
    de un ser humano
    que todo el oro
    del hombre más rico del mundo”. (Che Guevara)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bela defesa de posição...tenho acordo e apóio o companheiro...e no meu dia a dia busco superar o desafio de mudar a hegemonia de uma educação capitalista para outra que caminhe aliada ao projeto histórico socilista. Saudações.

    Att,

    João Bosco.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resposta. Realmente neste momento de tanta apologia a uma pessoa contrária a cuba e ao povo cubano e de tanta babozeira que circulou pelas redes sociais, foi providencial o comentário de uma pessoa que viveu e vive cuba com um olhar duro, mas cheio de ternura.

    ResponderExcluir
  5. Uma defesa oportuna e necessária para mostrar ao mundo como se faz uma revolução e como um povo resiste aos ataques do poderoso capitalismo americano.
    O heroísmo do povo cubano reside na melhoria da qualidade de vida com os melhores sistemas educacional e de saúde do mundo, coisas da nossa miséria como analfabetismo ou fome não existe em Cuba, viva la revolucion!!!

    ResponderExcluir
  6. Por que no Brasil se perde tanto tempo discutindo e brigando sobre Cuba? Existem mais ou menos uns 200 países no mundo, dos quais alguns, na minha opinião, seriam exemplos 100x melhores para escolher como exemplo para o Brasil e valeria muito mais a pena gastar toda esta saliva, tinta, bits e energia para discutir o que o nosso país e a nossa sociedade deveriam fazer para atingir aqueles patamares. Vários na Europa, o Canadá, a Austrália, que alguns dizem que é o Brasil que deu certo.... Por que colocar nossas ambições num nível tão baixo?

    ResponderExcluir
  7. Cristiano, concordo com você com relação aos paises citados, no entanto desconheço as ações Americanas contra eles, faça uma analise sobre as condições de segregação e boicote sofridos pelo povo Cubano desde 1962 imposto pelo Imperio Americano, com isso talvez vc compreenda por que gastamos verbo e tinta em defesa de Cuba.

    ResponderExcluir